quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Curso de Direito da FUCAMP se prepara para a Semana Jurídica

O Curso de Direito da FACIHUS/FUCAMP, realiza nos dias 10 a 14 de novembro a Semana Jurídica. Durante o evento serão proferidas palestras e minicursos com temas atuais, em que os alunos e convidados terão a oportunidade de tirarem dúvidas, participar de debates e se atualizarem quanto às tendências e novidades do Direito.
Haverá,pela primeira vez, a apresentação de trabalhos científicos, consolidando o evento e a instituição como referência regional no cenário jurídico-acadêmico.
A submissão dos resumos será realizada por meio do email: semanajuridicafucamp@gmail.com, até o dia 03 de novembro de 2014.
Os resultados da seleção de trabalhos vai ser divulgado no mural da Coordenação do Curso de Direito e no blog do evento, no dia 08 de novembro de 2014.
As inscrições são limitadas.
Informações sobre a elaboração dos resumos, o procedimento de submissão e apresentação oral estão disponíveis em http://semanajuridicafucamp.blogspot.com.br/p/chamada-de-resumos.html

FUCAMP participa da ação “Mackenzie Voluntário”


A FUCAMP participou do evento “Mackenzie Voluntário 2014″, realizado no Bairro Santa Rita, no último sábado(25).
Organizada pela Igreja Presbiteriana, o “Mackenzie Voluntário 2014″, reuniu diversas pessoas da comunidade em uma série de ações sociais.
No evento, os alunos do Curso de Direito da FUCAMP ofereceram atendimento jurídico gratuito à comunidade e os alunos do Curso de Pedagogia, fizeram sucesso com as crianças por meio da arte com balões.
Voluntários também realizaram corte de cabelos, aferimento de pressão arterial e glicemia, atendimento com psicólogos, momentos de orações, além de diversas brincadeiras para as crianças.
Para a FUCAMP é importante participar de ações sociais o que, firma seu compromisso como Instituição Socialmente Responsável.

Curso de Direito da FUCAMP apresenta Cine Legal


O Curso de Direito da FUCAMP realizou na quinta-feira (30), no Anfiteatro, a segunda edição do Cine Legal. O projeto é desenvolvido pelos professores do Curso de Direito e, tem por finalidade provocar a reflexão interativa entre sociedade, política, cultura e Direito.
Desta vez, o filme escolhido foi ‘O povo contra Larry Flynt’. Ele relata a vida de Larry Flynt, polêmico editor da revista Hustler, que tornou a pornografia explícita em sua revista, ainda nos anos 70 e por isso enfrentou vários processos na justiça.
O debatedor será o professor Wilson Dornelas Filho.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Alunos do Curso de Direito da FUCAMP fazem simulado da OAB



A FUCAMP, em parceria com o Damásio Educacional realizaram na sexta-feira(24) um simulado de preparação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aos alunos do 6º, 8º e 9º períodos do Curso de Direito.
A FUCAMP firmou parceria com o Damásio com a finalidade de melhor preparar seus alunos para o Exame da Ordem.
As provas aplicadas no 8º e no 9º período foram integrais, com todas as matérias cobradas no Exame. Para o 6º período, a prova continha 45 questões sobre as matérias estudadas até o 3º ano de faculdade.
Por meio do simulado os estudantes terão uma noção melhor de como são preparadas as provas da OAB e, posteriormente, terão oportunidade de debater as questões com os professores da FUCAMP e do Damásio Educacio

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Alunos do Curso de Direito da FUCAMP lançam cartilha sobre a Constituição


Os estudantes do 2º Período do Curso de Direito da FUCAMP lançaram na quinta-feira (16), durante a Semana Nacional da Educação, a Cartilha ‘Conhecendo a Constituição’, a qual apresentaram aos alunos da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, Polivalente.
A princípio, os alunos de Direito trabalharam a Constituição Federal com os estudantes do Polivalente e, desse trabalho, surgiu uma cartilha que objetiva auxiliar os alunos do ensino fundamental no conhecimento sobre este importante tema para o exercício da cidadania: A constituição.
A Cartilha, de cunho esclarecedor, teve a participação dos alunos do Polivalente que, elaboraram mais de 500 perguntas. Os discentes da FUCAMP organizaram e responderam as questões. O trabalho teve a coordenação da Professora de Direito, Mestre Natália Silva Mazzutti Almeida.
Para a Diretora do Polivalente, Simone Souza Resende Mundim, esse trabalho desenvolvido é de muita importância na vida social dos alunos já que é trabalhado de forma interdisciplinar promovendo assim a cidadania, princípios éticos e morais.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Alunos do Curso de Direito participam de Curso sobre Técnicas e Peças Penais


Os estudantes do Curso de Direito da FUCAMP participaram na sexta-feira (26), no Centro Vocacional Tecnológico de Monte Carmelo (CVT), de um curso ministrado pela Diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG (ESA), Dra. Silvânia Lourenço Lobo, sobre Técnicas e Peças Penais.
O curso foi voltado para alunos que cursam a partir do 6º período e, foi abordado, dentro do Direito Processual Penal, as técnicas a serem utilizadas e os requisitos necessários para a elaboração das peças processuais como a petição inicial, contestação e como elaborar recursos.
O Curso foi importante para os alunos ampliarem suas experiências na prática processual e na produção de peças jurídicas.  A FUCAMP agradece à OAB local e à OAB de Minas Gerais pelo convite e oportunidade dada aos alunos do Curso de Direito.