sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Alunos do Curso de Direito da FUCAMP têm lei sancionada.

No dia 28 de agosto, foi sancionada a Lei de Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Municipal, de autoria dos alunos do Curso de Direito da FUCAMP, integrantes do GPAPD-Grupo de Pesquisa em Administração Pública Dialógica, que tem orientação da Professora. Me. Natália Mazzutti de Almeida.
Monte Carmelo, não apresentava nenhuma lei geral sobre processo administrativo para dirigir o exercício da função administrativa, ou seja, as reclamações realizadas à prefeitura e suas secretarias não eram oficializadas. Agora, a lei irá suprir a necessidade de regulamentação do processo administrativo geral no Município de Monte Carmelo trazendo benefícios para o cidadão e aos servidores, pois estipula prazos para que o município atenda à população proporcionando maior segurança a ambos.
A lei e a iniciativa dos alunos, foram muito elogiados pelos vereadores locais que, destacaram ser a primeira vez que, em Monte Carmelo, um projeto lei para o povo foi colocado em votação na Câmara Municipal.
Esta lei é de autoria dos alunos do Curso de Direito da FUCAMP: Adriana Pires da Silva (6º período), Caroline Souto Nunes (6º período), Kélen Viana Silva (8º período), Maria Aparecida Amaral (8º período), Michelle Sayuri Harada (8º período), e contaram com a orientação da Professora Me. Natália e, orientação final do Professor Doutor Luiz Carlos Figueira.

Alunos de Direito participam de palestra sobre Composição de Conflitos

Os alunos do 8º e 10º período do Curso de Direito da FUCAMP participaram nesta terça-feira (15) de setembro, na Câmara de Vereadores de Monte Carmelo, da palestra “Composição de conflitos”, com a  Dra. Dulce Maria Nascimento, Professora de Negociação, Conciliação, Mediação de conflitos e Arbitragem para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Procuradoria-Geral de Justiça do Brasil).
O objetivo da palestra foi colocar em foco as alterações do Código de Processo Civil (CPC), bem como o conceito de conciliação, mediação, negociação em prol da resolução pacífica de conflitos, uma maneira de resolver as demandas fora do judiciário.
A palestra foi organizada pela OAB, subseção de Monte Carmelo, em parceria com a Câmara de Vereadores. Contou com a presença de autoridades de diversas áreas, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, Conciliadores, Advogados, da Juíza de Direito, Dra. Tainá Silveira Cruvinel e comunidade.

FUCAMP e Prefeitura de Coromandel inauguram Escritório de Assistência Jurídica Gratuita




A FUCAMP, em parceria com a Prefeitura de Coromandel inauguraram na tarde dessa terça-feira (1) de setembro, o Escritório de Assistência Jurídica Gratuita, na rua Artur Bernardes, 345, no centro de Coromandel.
Além de garantir aos estudantes do Curso de Direito da FUCAMP, que residem em Coromandel, o contato com a prática jurídica, o escritório oferecerá atendimento à população de baixa renda na área cível: direito da família, contratos, pensão alimentícia e direito do consumidor.
Os atendimentos serão realizados pelos alunos, que serão supervisionados por advogados atuantes, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos desses estudantes, proporcionando-lhes um contato com a prática jurídica.
Para o Diretor Geral da FUCAMP, Professor Guilherme Ghelli, por meio dessa iniciativa da Instituição em parceria com a Prefeitura da cidade de Coromandel, que disponibilizou o espaço para o escritório, a população e os estudantes serão os maiores beneficiados.
Escritório de Assistência Jurídica funciona de segunda a sexta-feira, das 13 h às 17 h.

Alunos da FUCAMP do Curso Direito recebem aprovação na 2ª fase da OAB

Os alunos do 10º período de Direito da FUCAMP, Carolinne Aparecida Naves da Motta e Kleber Rogério Leocadio, receberam a aprovação na segunda fase do 16º Exame OAB; e mais seis alunos se submeterão ao exame da segunda fase, no dia 13 de setembro.
O Curso de Direito  da FUCAMP prepara os seus alunos para atuarem na área jurídica e para se tornarem futuros advogados, além de desenvolverem competências e habilidades exigidas no mercado de trabalho.
A aprovação dos alunos nesta prova é mais um indicador da excelência da faculdade e da qualidade do Curso de Direito da FUCAMP.
Parabéns aos alunos, Carolinne e Kleber, e um excelente exame aos demais!

FUCAMP realiza com sucesso eventos de Colação de Grau.





A Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP, promoveu na sexta-feira, 21 de agosto, a colação de grau para formandos dos cursos da 1ª turma de Direito e 13ª de Pedagogia  no Clube Social Popular de Monte Carmelo.
A cerimônia, repleta de emoção, contou com um público expressivo, familiares e amigos dos formandos, Coordenadores de Curso, direção da faculdade, professores, patronos, homenageados e demais autoridades.
A 1ª Turma de Direito homenageou as autoridades que contribuíram e que foram de grande importância para a consolidação, viabilização e autorização do Curso de Direito da FUCAMP. Dentre eles, o Vice-governador de Minas Gerias, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, que também foi o patrono da turma; o Desembargador Federal, Dr. Eduardo Alberto de Moraes Oliveira; o Vereador e também formando em Direito, Wilson Rodrigues Dornelas; o Dr. Luciano Cândido Bozi, Dr. Gil Gama, o Professor Dr. Luiz Carlos Figueira de Melo e o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Dr. Leosino Bizinoto. Homenagearam também o Professor e nome da Turma, Marcus Vinícius Ribeiro Cunha; Professor Márcio Marçal; a paraninfa, Professora Jucilaine Figueira; a Sócia-fundadora Amélia Alvina Naves Faleiros; e a colaboradora, Keila Sabino.
Já os alunos da 13ª Turma de Pedagogia homenagearam a Coordenadora do Curso, Professora Me. Márcia Regina Gonçalves Cardoso; o nome da turma, Professora Me. Roselaine das Chagas; a Patronese, Beatriz Nunes; a Paraninfa, Termísia Luiza Rocha, a professora homenageada, Luciana Zunstein; o Sócio-fundador, Saulo Faleiros Cardoso; e a colaboradora, Sandra Rodrigues.
A colação de grau é a cerimônia mais importante de uma Instituição por representar a conclusão dos cursos de graduação de seus alunos. Este ato reconhece ao formando o direito de exercer a profissão, sob o cumprimento de todas as suas prescrições curriculares e legais.  Além disso, para o formando e seus familiares é a celebração de uma grande vitória.
Parabéns a todos os formandos

FUCAMP realiza Culto em Ação de Graças para os formandos.



Alunos formandos da 1ª turma de Direito e 13ª turma de Pedagogia da FUCAMP, acompanhados pelos Coordenadores, Professores e familiares, participaram nesta quarta-feira (19) de agosto, do culto solene na Igreja Presbiteriana Central, presidido pelo Pastor Cristian.
O pastor contou a história de dois irmãos, em que um precisou trabalhar para que o outro fosse estudar e tornar-se um dos mais conhecidos pintores da história, Albrecht Durer. E como forma de agradecimento o pintor retratou as mãos do irmão em uma famosa pintura chamada “Praying hands” (mãos em oração).
Com essa história, o Pastor Cristian conseguiu transmitir aos alunos a importância da gratidão e de olhar e enxergar o valor do próximo.
Além disso, ele abordou outros três tópicos: 1- O comprimento da vida, que é o prepósito de Deus para cada formando; 2-A largura da vida, que é o olhar para o outro; 3 – A altura da vida- O esforço para atingir algo acima da humanidade. Os três pontos são a dimensão completa da vida, o amor de cristo e a esperança de alcançar a alegria.
Em um segundo momento os alunos dirigiram-se para o Anfiteatro da FUCAMP, onde aconteceu o descerramento das placas.
Primeiramente, o Diretor Geral, Professor Guilherme Ghelli, expôs uma mensagem de estímulo e agradecimento a todos os formandos, reforçando a importância da formação da 1ª turma de Direito da FUCAMP. “O curso de Direito é um dos mais difíceis de ser autorizado pelo MEC e o nosso curso, hoje, é um dos mais bem avaliados do Brasil e prova disso é o grande índice de aprovação dos nossos alunos no Exame da OAB. Além do mais é a consolidação de um sonho dos sócio-fundadores.” justifica Guilherme.
Em relação à 13ª Turma de Pedagogia, Guilherme ressaltou a importância desse curso para a FUCAMP. “O Curso de Pedagogia e Letras da FUCAMP foram de suma importância, pois foram os primeiros cursos da FUCAMP, a semente da nossa Instituição.”
Em seguida os Professores e Coordenadores derem as boas-vindas aos novos companheiros de profissão e os parabenizaram por esta conquista.

FUCAMP realiza missa de Formatura da 1ª Turma de Direito em Coromandel


Na noite de terça-feira (18) de agosto, a FUCAMP deu início às comemorações de formatura da 1ª Turma de Direito, com uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora das Graças de Coromandel, presidida pelo Padre Aureliano de Souza Aguiar.
A comemoração foi estendida a Coromandel, devido ao número expressivo de formandos do Curso de Direito que moram nesta cidade.
O momento foi de agradecimento pela vocação e pela conclusão de mais uma etapa em suas vidas. E que esses profissionais sigam sua missão de conhecedores das lei, fazendo com que a justiça chegue a todos.
A noite, também foi de homenagens. O aluno Carlos Hernane Pereira, expôs algumas palavras de agradecimento a todos e, também, uma breve homenagem ao colega Walker de Jesus dos Reis (in memorian).
Ao final da missa, em seu discurso, o Diretor Geral da FUCAMP, Prof. Me. Guilherme Ghelli, falou da importância da formação da 1ª turma de Direito para a Instituição e para a sociedade, agradecendo a confiança à FUCAMP. Além do mais, explanou sobre a influência da Igreja Católica para a educação Superior, já que os cursos superiores surgiram dentro dos mosteiros, pelos Monges.
Ao final da missa foi feita a foto oficial, juntamente com a Direção da FUCAMP.

Aos formandos da 1ª turma de Direito

Caros formandos,
Foi um imenso prazer acompanhar a conquista de vocês! Com relação a alguns pude até mesmo fazer parte da vida acadêmica via Escritório de Assistência Jurídica da Fucamp. Isso é gratificante.
Agora, transpostas as etapas da graduação vem as merecidas comemorações e menções honrosas. Vocês são dignos de toda a deferência, pois, se esforçaram e se destacaram entre muitos.
Que a ética, os deveres e prerrogativas profissionais sejam o norte para a atuação de todos. E mais, tenham a consciência que os operadores do Direito são os defensores da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático, dos direitos humanos, da justiça social, da boa aplicação das leis, da rápida administração da Justiça e do aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.
Por fim, mais do que portadora da minha homenagem, serve a presente para dizer-lhes sobre a sincera satisfação em tê-los como colegas.
Parabéns aguerridos formandos.
Maria Rosa de Oliveira Neta
Escritório de Assistência Jurídica da Fucamp
Agosto/2015

FUCAMP firma convênio com Tribunal e Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).




  O convênio visa a participação dos alunos do Curso de Direito da FUCAMP, como conciliadores, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), em Monte Carmelo.
O TJMG realizou na sexta-feira (24) de julho a instalação do Cejus de Monte Carmelo. Estavam presentes na cerimônia, autoridades jurídicas, militares, políticas e cívis.
Durante a cerimônia de instalação do Cejus, foi assinado o convênio entre o TJMG, na pessoa do terceiro vice-presidente, Desembargador Wander Marotta, a coordenadora do Cejus, a Juíza de Direito, Dr. Tainá Silveira Cruvinel e a FUCAMP, na pessoa do Diretor Geral, Professor Guilherme Ghelli. O convênio firma que, alunos do Curso de Direito da instituição atuarão como conciliadores na comarca de Monte Carmelo. Para isso, os estudantes participaram do curso de conciliadores, para que consigam identificar as melhores abordagens dos conflitos, solucionando-os de forma eficaz.
Além do mais, é uma boa oportunidade para que os alunos lidem de forma direta com o dia a dia da profissão.