sexta-feira, 24 de março de 2017

Atenção alunos do Curso de Direito! Oportunidade de Estágio.

Foi aberto hoje (24), o edital de seleção pública de Estagiários de graduação em Direito para atuação no CEJUSC da Comarca de Monte Carmelo – MG.
Quem pode participar? Estudantes do curso de Direito matriculados do 1º ao 8º período.
Remuneração: R$ 1.047,00 (um mil e quarenta e sete reais) e, também auxílio-transporte, em dinheiro, quantia equivalente a dez por cento do valor da bolsa de estágio.
CRONOGRAMA GERAL DE EVENTOS
24/03/2017Publicação do edital
27/03/2017 a 07/04/2017Período de inscrição
24/04/2017Realização da prova (1ª fase)
25/04/2017 a 28/04/2017Período de correção das provas
02/05/2017Divulgação do resultado preliminar
03/05/2017 a 05/05/2017Prazo para interposição de recurso
08/05/2017 a 09/05/2017Prazo para análise e julgamento dos recursos
10/05/2017Divulgação do resultado final
11/05/2017 e 12/05/2017Realização das entrevistas (2ª fase)
15/05/2017Convocação do candidato aprovado
Para mais informações consulte o edital no site do TJMG http://www.tjmg.jus.br/portal/imprensa/informes/selecao-de-estagiarios-monte-carmelo-edital-01-2015.htm  ou ligue 34 3842.1433.

Curso de Direito participa da Palestra: Conhecendo a Justiça Militar.

Na segunda-feira (20) de março de 2017, os alunos do curso de Direito da FUCAMP participaram da palestra Conhecendo a Justiça Militar, ministrada pelo D.D. Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Juiz Cel. PM James Ferreira Santos, no Anfiteatro da instituição.

Prestigiaram o evento autoridades, policiais militares, professores e colaboradores do curso, bem como, o Tenente Coronel Jabis Andrade Campos, o Major de Monte Carmelo Marcos Vinícius Lima Rodrigues, o Major de Patrocínio Salomão Queiroz Caixeta, e o Coordenador do Curso de Direito Professor Me. Leosino Bizinoto.
Em sua fala, O Cel. James falou sobre o histórico da Justiça Militar no Brasil, a diferença entre a Justiça Militar da União e a Estadual e as formas de organização do Poder Judiciário; dando ênfase a missão, competência e estrutura do TJMMG (Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais).
A missão das duas instituições militares do Estado, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar é de “Garantir, no âmbito de sua competência especializada, a efetiva prestação jurisdicional com celeridade e independência, bem como a proteção dos bens jurídicos tutelados pela lei penal militar, e o controle dos atos disciplinares” (Conhecendo a Justiça Militar de Minas Gerais, p.12,2015).
A ação tem como objetivo orientar e capacitar os graduandos do Curso de Direito em sua formação e aperfeiçoamento profissional.








quinta-feira, 23 de março de 2017

Professora da FUCAMP conclui Mestrado na UNIUBE.

No dia 14 de março de 2017, às 15h, no Anfiteatro da Biblioteca Central da Universidade de Uberaba (UNIUBE), a professora do Curso de Direito e Ciências Contábeis da FUCAMP, Déborah Caron, realizou a Defesa de Dissertação de Mestrado em Educação.
A dissertação da Professora Déborah Caron teve como área de concentração os “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, intitulada A Expansão dos Cursos de Direito: Análise da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (1951 – 2011).
A pesquisa foi orientada pelo Professor Doutor Wenceslau Gonçalves Neto (UNIUBE), e avaliado pelos Professores Doutores Giseli Cristina do Vale Gatti (UNIUBE) e Denilson Santos de Azevedo (UFV).
A FUCAMP incentiva o constante aperfeiçoamento de seu corpo docente, que atualmente é formado por mais de 80% de Mestres e Doutores.
Parabéns, Professora Déborah, por mais essa etapa vencida!

Curso de Direito oferece Palestra.

A FUCAMP juntamente com o Curso de Direito realizam a palestra: Conhecendo a Justiça Militar, a ser proferida pelo D.D. Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Juiz Cel. PM James Ferreira Santos, no dia 20 de março de 2017, às 19 horas, no Anfiteatro da Fucamp.
O evento será aberto a toda comunidade local e regional e contará com a presença de autoridades, bem como o coordenador, professores, alunos e cooperadores do curso.
Participem!

Professora do Curso de Direito da FUCAMP participa de Programa de Rádio.

Neste sábado (11) de março de 2017, aconteceu mais uma edição do programa Direito e Cidadania transmitido pela rádio Vitoriosa AM. A entrevistada foi a professora do Curso de Direito da FUCAMP, Professora Me. Rafhaella Cardoso, que falou e esclareceu dúvidas sobre os “Direitos da Mulher“.
Temas da Pauta:
* Empoderamento Feminino e Equidade Socioeconômica da mulher;
* Desafios da mulher no âmbito internacional e nacional;
* A participação da mulher na política;
* Discrepância entre jornada e remuneração das mulheres em comparação aos homens no Brasil e no mundo, e a necessidade de maior integração da mulher nos movimentos sindicais;
* Lei “Maria da Penha” e Feminicídio;
* Autoaborto e conformidade constitucional com os direitos fundamentais da mulher.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Professor da FUCAMP conclui mestrado em Direito.

                  No dia 26 de Agosto de 2016, às 15h, na sala 01C, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), o professor do Curso de Direito da FUCAMP, Rodrigo Guilherme Tomaz, concluiu sua Defesa de Dissertação de Mestrado em Direito.
                 O trabalho foi orientado pelo professor Doutor Ricardo dos Reis Silveira (UNAERP), e avaliado pelos professores Doutores Rafael Tomaz de Oliveira (UNAERP) e Cristina Veloso de Castro (UEMG).
                 A defesa de Mestrado do Professor Rodrigo Tomaz teve como área de concentração “Direitos Coletivos e Cidadania”, intitulada “O Equilíbrio e a Preservação da Saúde dos Trabalhadores, no Meio Ambiente Artificial do Trabalho”.
                Parabéns ao Professor Rodrigo Guilherme pela conquista do título de Mestre em Direito!
                FUCAMP – Nosso diferencial é a qualidade!